EX-EXECUTIVOS DE MONTADORA NACIONAL CRIAM FÁBRICA DE FURGÕES ELÉTRICOS NO RS

Por: Cleide Silva

Um segmento que vendeu neste ano apenas 50,8 mil unidades até novembro, o de furgões, atraiu investidores de uma startup brasileira para a produção local desse tipo de veículo, mas com motor 100% elétrico. Eles são usados para o transporte de cargas leves e passageiros, e várias marcas também estão importando modelos com essa tecnologia, bem mais caros do que as versões a combustão. Hoje, há dez opções de vans à venda no país. A maioria é importada e foi lançada nesse ano.

A Arrow Mobility, com fábrica em Caxias do Sul (RS), foi criada por ex-executivos de uma montadora nacional no ano passado e já tem 100 pedidos de vans elétricas encomendados pela Localiza, a serem entregues a partir do primeiro semestre de 2023.

Segundo a empresa, que teve sua estreia oficial no mês passado, durante a Fenatran – feira de transporte realizada em São Paulo -, a maior parte dos componentes usados na produção das vans é nacional, mas baterias e alguns eletrônicos são importados.

Com a receptividade do veículo durante o evento, Julio Balbinot, sócio e responsável pela área de estratégia e marketing, diz que a Arrow espera produzir pelo menos 2 mil unidades até 2025.

Enquanto aguarda as encomendas das vans Arrow ONE, a Localiza já opera com outros modelos elétricos importados. A locadora informa que a demanda maior por estes veículos vem de companhias de varejo e e-commerce, com foco no “last-mile” (etapa final de entrega).

São empresas preocupadas com a redução da emissão de CO2 e com projetos na área de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança). “A Localiza acredita que a eletrificação, prioritariamente em substituição aos veículos à diesel, sejam uma excelente alternativa na redução do inventário de CO2 das empresas”, informa um porta-voz.

Por enquanto o único a ser fabricado no país, o Arrow ONE, também é voltado principalmente a entregas de e-commerce. a startup criada por três investidores, todos oriundos de uma fabricante de ônibus, não revela valores gastos no projeto até o momento, mas informa que esta finalizado uma rodada de investimentos.

NACIONAL. O Furgão, segundo a Arrow, é um projeto totalmente nacional, não emite CO2 e tem autonomia para rodas 270 km. “Leva menos de 3 horas para ser totalmente recarregada” informa a startup. A van é seu primeiro produto, mas há outros em estudo.

Uma das novidades é o sistema “ONE shot loader”, em que as encomendas são acomodadas numa estrutura externa, uma espécie de gaveta. “Quando o veículo chega ao centro de distribuição, o dispositivo é colocado inteiro dentro da van, que sai imediatamente para a entrega, otimizando tempo e mão de obra” diz Balbinot.

o Executivo ressalta que, com pouco incentivo governamental e fiscal, os carros elétrico são mais caros que os movidos a combustíveis fosseis, mas a economia que geram para rodar compensa o investimento inicial. “Com todas as tecnologias do Arrow ONE, o ganho de produtividade é de cerca de 50%, com um custo energético 80% menor, se comparado a um veículo tradicional.”

Fique por dentro das novidades

Se inscreva na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão. Fique tranquilo, só enviaremos notícias e conteúdos do seu interesse.

ACHOU O PROJETO INTERESSANTE?

CONVERSE CONOSCO