Comércio eletrônico cresce no Brasil e as empresas buscam alternativas sustentáveis para melhorar a logística de entregas.
O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de e-commerce da América Latina, está investindo em soluções sustentáveis para melhorar suas operações logísticas. Em parceria com a startup brasileira Arrow Mobility, a empresa passou a integrar vans 100% elétricas à sua frota de entregas.
Essa iniciativa surge em resposta ao crescimento do comércio eletrônico no Brasil, que registrou 395 milhões de pedidos em 2023 e faturou R$ 185,7 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Para 2024, o setor projeta um aumento para 418,6 milhões de pedidos, consolidando a necessidade de aprimorar a eficiência das entregas.
De acordo com Marcelo Simon, Head de Novos Negócios da Arrow Mobility, os veículos elétricos contribuem para a redução de custos operacionais e do impacto ambiental, além de oferecerem maior capacidade de carga. “Estamos constantemente desenvolvendo veículos que melhoram a eficiência de entrega e reduzem significativamente o impacto ambiental”, afirma Simon.
Além das vantagens ambientais, as vans elétricas da Arrow têm manutenção mais econômica e são projetadas para otimizar o transporte, facilitando o trabalho dos entregadores com acesso interno ao compartimento de carga.
Com essa parceria, a Arrow Mobility planeja aumentar em quatro vezes o número de emplacamentos de suas vans em 2024, reafirmando seu compromisso em se tornar uma referência na logística sustentável no Brasil.